Maio, Mês do Coração

12-05-2015 13:09

 

 

“As doenças cardiovasculares como acidentes vasculares cerebrais, enfartes do miocárdio, insuficiência cardíaca e fibrilhação auricular, são responsáveis por mais de um terço de toda a mortalidade da população portuguesa.

Este ano, o Mês de Maio é dedicado à atividade física e às doenças cardiovasculares, tendo em atenção que os portugueses são o povo da União Europeia que se destaca em todos os inquéritos por ser aquele que menos atividade física pratica.

A atividade física regular reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%, é uma das melhores maneiras de descer a tensão arterial, particularmente em indivíduos com tensão arterial pouco elevada, aumenta o colesterol das HDL que tem uma ação protetora da doença cardiovascular, aumenta a sensibilidade dos tecidos periféricos à insulina, o que melhora todo o metabolismo da glicose que está profundamente perturbado na diabetes e diminui a ansiedade e a depressão, promovendo a sensação de bem-estar.

Está hoje claramente provado que a atividade física retarda o processo de envelhecimento, sendo atualmente uma das poucas medidas eficazes, a par com uma alimentação moderada (restrição calórica), a propiciar um aumento não só da longevidade como da qualidade de vida.

Em média, a uma hora de atividade física corresponde um ganho de duas horas de aumento da esperança de vida.

Este Mês de Maio a Fundação Portuguesa de Cardiologia recomenda a todos os cidadãos a prática de atividade física de intensidade moderada, meia hora por dia, pelo menos cinco dias por semana, para reduzir o risco de doença cardíaca. Basta para isso, por exemplo, andar meia hora a pé por dia.”

 

 www.fpcardiologia.pt (adaptado)